
Saiba mais sobre os Palestrantes do IV ENEIS

Aline Christine de Morais Santos (FIOCRUZ - RJ)
Doutora e Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual - INPI. Pós-graduada em Direito Empresarial, com ênfase em Direito dos Contratos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É analista de gestão em saúde na Fundação Oswaldo Cruz desde 2008 e vem assessorando a instituição em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Gestão Tecnológica e da Inovação, Empreendedorismo e Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado, com foco em transformar o conhecimento gerado na ICT em soluções inovadoras de impacto para atendimento das necessidades de saúde global.
Ana Marisa Chudzinski-Tavassi (Instituto Butantan – SP)
Ana Marisa Chudzinski Tavassi é especialista em Bioquímica e Biologia Molecular, mestre e doutora na área, com mais de 30 anos dedicados à pesquisa e inovação no Instituto Butantan. É diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação e do Centro de Excelência em Descoberta de Novos Alvos (CENTD), coordenando 13 laboratórios voltados ao desenvolvimento de novos bioterapêuticos, implementação de padrões BPL/BPF e projetos estratégicos institucionais. Possui cerca de 150 artigos e 14 patentes. Integra conselhos do Instituto e Fundação Butantan, além do CMCTI. É membro da SBTx, SBBq, OARSI e da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.
.


Anderson Fragoso dos Santos (FIOCRUZ – RJ)
Microbiologista com doutorado em Bioquímica e pós-doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Empreendedorismo e Gestão de Novos Negócio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua na coordenação, estruturação e execução do Programa Empreendedorismo Fiocruz, apoiando a transformação de pesquisas em soluções inovadoras e spin-offs de base científica. Atuou como Consultor em Inovação na Biominas Brasil no programa InovaLabs Fiocruz e possui mais de 10 anos de experiência atuando em startups nas áreas biotecnologia e deeptech.
André Luis Rocha de Souza (IFBA - BA)
Doutor em Engenharia Industrial pelo PEI/UFBA, com Doutorado Sanduíche no Instituto Politécnico de Leiria/Portugal (2012-2016). Mestre em Administração (2010-2012) e Especialista em Finanças Empresariais pelo NPGA/EAUFBA. Especialista em Contabilidade, Perícia e Auditoria (UNOPAR) e MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal (UNINTER). Bacharel em Ciências Contábeis. Professor e pesquisador do IFBA e Professor Permanente do PROFNIT/IFBA, das áreas de Transferência de Tecnologia, Valuation, Metodologia de Pesquisa. Pró-Reitor de Administração e Planejamento (PROAP/2024-Atual), membro do FORPLAN e coordenador da Comissão de Gestão e Governança. Ex-Diretor de Administração e Planejamento do IFBA/Salvador. Líder do LABFINVAS. Membro da ABAS. Áreas de interesse: propriedade intelectual, transferência de tecnologia, valoração de ativos, maturidade tecnológica, finanças, sustentabilidade e mercado de carbono.

Bruna Aparecida Souza Machado (SENAI CIMATEC – BA)
Farmacêutica (2009), Especialista em Análises Clínicas e Saúde Pública (2010) e Mestre em Ciências de Alimentos (2011) pela Universidade Federal da Bahia, Doutora em Biotecnologia (2015) pela Universidade Federal de Sergipe, Pós-doutora (2019) na área de adjuvantes e produção de proteínas para vacinas pelo Infectious Disease Research Institute (Seattle-EUA) e Fellow em Vaccinology (2023) pelo International Vaccine Institute (Seul-Coreia do Sul). É Membro da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências da Saúde, bolsista de Produtividade CNPq, pesquisadora da Rede Vírus e da Rede Pró IFA do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Professora Titular da Universidade SENAI CIMATEC
Carlos Martins Viana (BIOMINAS - MG)
Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, está como Diretor Executivo e Fundador da Gran Moar, uma empresa de biotecnologia que vem inovando no ramo alimentício. Atua como Coordenador de Desenvolvimento de Negócios na Biominas Brasil, no qual é responsável por toda trilha de desenvolvimento das startups, visando impulsionar novos negócios na área de biotecnologia e saúde. Atuou como Analista de Caracterização no Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNANO-UFMG), atuando diretamente com o desenvolvimento e caracterização de nanomateriais e suas aplicações. Experiência como docente no MBA do curso de Gestão Estratégica em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), ministrando a disciplina de “Inovação e Modelagem de Negócios”.


Clarissa Araújo Gurgel Rocha (IGM - BA)
Mestre e Doutora em Patologia Humana (Capes 6- UFBA/FIOCRUZ), estágio de Pós-Doutorado atuando em Biologia de Tumores (Fiocruz). Foi International Fellow da Academy of Medical Science/Newton Foundation (2021-2023) desenvolvendo estudos de mecanismos complexos do câncer na Universidade de Sheffield (Reino Unido). Pesquisadora Titular da FIOCRUZ, Professora Associada IV da UFBA e Pesquisadora do Instituto D'OR de Pesquisa. Atual Vice-diretora de Educação e Informação da Fiocruz-BA e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (CAPES 6, UFBA/FIOCRUZ). Lidera os grupos de pesquisa- CNPQ: Estudos Multidisciplinares em Oncologia (Certificado pela FIOCRUZ) e Oncologia Translacional (Certificado pela UFBA).
Cristiane Agra Pimentel (UFRB)
Doutora em engenharia de materiais, atualmente é pesquisadora e professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no curso de Engenharia de Produção, membro sênior do IEEE e participante do mestrado profissional da UFBA. Possui 12 anos de experiência na área industrial metalúrgica. Atualmente conduz o projeto de pesquisa Lean Healthcare e Digital Twin, tem parcerias com a Liga Álvaro Bahia, Itaipu Parquetec, Cepedi. Ganhadora dos prêmios 2021 IEEE Undergraduate Teaching Award, Menção Honrosa do IEEE WIE 2021 e 2022- Inspiring Member of the Year Award e2021 Outstanding Branch Counselor Branch Chapter Advisor Award.


Eduardo Jorge da Fonseca Lima (IMIP- PE)
Médico pela UFPE, Residência em Pediatria pelo IMIP, Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE) e Doutorado em Saúde Materno Infantil (IMIP). Superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP, onde coordenou a Pós-Graduação lato sensu (Residências e Estágios) por 32 anos. É Conselheiro Federal de Medicina Efetivo por Pernambuco, coordenando as Câmaras Técnicas de Pediatria e Neonatologia e representando o CFM na CONITEC. Presidente da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE). Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Representante da Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Imunizações. Membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Ministério da Saúde
Gisélia Santana Souza (Bahiafarma – BA)
Farmacêutica bioquímica mestre e doutora em Saúde Coletiva pelo ISC/UFBA, com pós-doutorado pela London School of Hygiene Tropical Medicine (2018). Professora Associada da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, aposentada.Ex-superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (SAFTEC) e ex-superintendente de Atenção Integral à Saúde, na SESAB. É professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da do ISC-UFBA, e pesquisadora do Observatório de Análise Política em Saúde do ISC/UFBA, no eixo Políticas de Medicamentos, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária. Atual diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahiafarma, laboratório farmacêutico público do estado da Bahia.


Hellen Caroline dos Santos Sousa (Ecociclo – BA)
Hellen é certificada em Inovação Política pela Asuntos Del Sur e em Inovação através da Ciência e Tecnologia pela Georgia Tech University. Foi reconhecida como uma das lideranças femininas mais influentes do Brasil pela McKinsey & Co.. Além disso, é Embaixadora do Brasil em Manchester pelo One Young World. Atuou como consultora para a incidência de mulheres negras na agenda de mudanças climáticas, apresentando seu trabalho na COP 27, no Egito. Hoje, Hellen é CEO da EcoCiclo, marca que desenvolveu o primeiro absorvente brasileiro 100% biodegradável. A EcoCiclo é uma micro multinacional que já impactou mais de 20 mil mulheres.
Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida (UNIVASF - BA)
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2006) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutorado (2013) na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Ribeirão Preto. É Presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), eleito para o mandato 2025-2027. Professor de Farmacognosia do Curso de Farmácia da UNIVASF.


João de Deus Barreto Segundo (BAHIANA / Rede Brasileira de Reprodutibilidade - BA)
Jornalista, Mestre em Comunicação Social (Análise de Produtos da Comunicação), Doutor em Ciência da Informação (Políticas e Tecnologias da Informação) pela Universidade Federal da Bahia. Membro da Rede Brasileira de Reprodutibilidade. Ensina e pesquisa sobre produtos, processos e comportamentos infocomunicacionais nas ciências da saúde, tais como: periódicos científicos, suas normas, políticas e rotinas; métodos de avaliação da produção científica; comportamentos de pesquisa, publicação, circulação e consumo de conteúdo científico.
José Roberto dos Santos Andrade (BAHIANA - BA)
Doutor em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Mestre em Desenvolvimento e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu. Especialista em Segurança da Informação pela Faculdade DeVry Área1, em Educação a Distância pela Faculdade Visconde de Cairu e Especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning. Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário da Bahia. Atualmente, é Coordenador do curso Tecnólogo em Informática em Saúde da EBMSP, professor adjunto do Curso de Medicina e da disciplina de Informática em Saúde (EAD) na mesma instituição, Professor na Fundação Visconde de Cairu. Também integra o Núcleo Institucional de Desenvolvimento Docente (NIDD) e o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da EBMSP. Possui ampla experiência na área de Ciência da Computação e Informática em Saúde, com ênfase em Sistemas de Computação e Telemedicina, atuando nos seguintes temas: Ensino a Distância, Implantação da Segunda Opinião Formativa na Atenção Básica, Gerenciamento de Banco de Dados, Segurança Digital e Inteligência Artificial. Com mais de 20 anos de experiência no ensino superior.


Lila Teixeira de Araújo (UNEB/ Universidade SENAI CIMATEC - BA)
Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz-RJ) e Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (PROADI-SUS). Docente permanente da Pós-graduação em Pesquisa Clínica e Translacional da Fiocruz Bahia e Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Departamento de Ciências da Vida. Orienta estudantes de iniciação científica, iniciação tecnológica, mestrado e doutorado. Integra o Grupo de Pesquisa em Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), atuando em projetos clínicos e pré-clínicos. Desenvolve pesquisas clínicas voltadas para regulação sanitária/acadêmico-científicas, com ênfase em novas tecnologias, terapias avançadas para lesão medular, vacinas, dispositivos médicos, validação de testes diagnósticos e biomarcadores emergentes aplicados à doenças determinadas socialmente. Em 2025, participou do grupo de 26 pesquisadores brasileiros selecionados para a formação em escrita de protocolos clínicos para surtos e emergências sanitárias (ISARIC–Fiocruz). É multiplicadora licenciada no Brasil para a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial da Saúde. Tem experiência em: pesquisa clínica; tecnologia e inovação; estudos de validação de novas tecnologias; dispositivos médicos; terapias avançadas e funcionalidade humana.
Luciana Gondim Ribeiro da Silva (BAHIANA-BA)
Luciana Gondim Ribeiro da Silva é Engenheira Civil com sólida experiência em gestão de projetos e planejamento. Atua como Especialista em Projetos na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, liderando projetos, realizando seu monitoramento e controle, além de ministrar capacitações em metodologias de gerenciamento de projetos. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e certificação PMRank®. Há 5 anos na área, liderou projetos em varejo, infraestrutura, tecnologia e inovação, destacando-se na aplicação de boas práticas da gestão de projetos, incluindo gestão de riscos, monitoramento de indicadores e elaboração de relatórios estratégicos para maximização de resultados.


Luciana Maria Pondé Bastianelli Knop (Hospital Martagão Gesteira / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil – BA)
Profissional multidisciplinar com sólida formação em Farmácia, Letras, Direito e Biomedicina, mestre em Imunologia (UFBA) e doutora em Biotecnologia em Saúde (Fiocruz/BA). Atuou nas comissões de ética da Fiocruz e do Senai Cimatec, sendo atualmente coordenadora do CEP da Liga Álvaro Bahia. Pesquisadora em oncologia e biotecnologia, com experiências na UFBA, Instituto Butantan e Clínica de Terapia da Dor. É Gerente de Ensino e Pesquisa da Liga, responsável pela produção científica e protocolos clínicos. Empresária, dirige uma editora científica desde 1992 e já geriu laboratório clínico. Professora visitante e pesquisadora do Senai Cimatec, é gerente de edição do JBTH, da Revista Científica Hospital Santa Izabel e do Journal of Pediatrics and Childcare.
Lygia da Veiga Pereira Carramaschi (USP- SP)
Professora Titular e Chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, USP. Criadora e líder do projeto DNA do Brasil do Ministério da Saúde; e fundadora e CEO da startup gen-t, que tem como missão incluir a população brasileira em Medicina de Precisão e acelerar inovação na indústria de farma/biotec a partir da diversidade genética da população brasileira


Marco Aurelio de Carvalho Nascimento (FIOCRUZ- RJ)
Marco Nascimento é formado em desenho industrial pela UERJ e mestre e doutorando em políticas públicas pela UFRJ. Analista de Políticas Sociais do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços, atou no Ministério da Saúde no Departamento do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) com ênfase na área de equipamentos e dispositivos médicos. Cedido à Fiocruz, dedica-se à pesquisa no âmbito do CEIS, foi coordenador executivo do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho e hoje é Vice-presidente Adjunto de Produção e Inovação em Saúde.
Mariana Fioramonte (Waters – SP)
Dra. Mariana Fioramonte possui bacharelado em Química pela UFSCar, Mestrado e Doutorado em Química pela Unicamp e Pós-Doutorado pelas Universidades de Washington e Instituto de Biologia Unicamp. Em sua carreira acadêmica, com experiência em equipamentos alta resolução, desenvolveu trabalhos em proteômica estrutural, proteômica em larga escala e caracterização e quantificação de biomoléculas. Desde 2019 integra o time de aplicações da Waters Brasil, atuando como especialista de espectrometria de massas, com grande foco em biomoléculas, biofarmacêuticos, e espectrômetros de massas de alta resolução.


Patrícia Kunert (Mais Gene - RS)
PERFIL PROFISSIONAL Executiva com sólida atuação em genética molecular, diagnóstico avançado e gestão comercial em laboratórios clínicos. Especialista em estruturação de equipes comerciais, expansão de portfólio genético e acolhimento de pacientes. Negociação e relacionamento com médicos e hospitais. Participação em congressos médicos e científicos. Representação institucional do laboratório. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Diretora Comercial Responsável pela estratégia comercial, expansão da marca, implantação de serviços em genética e farmacogenômica, e gestão do relacionamento médico. FORMAÇÃO ACADÊMICA Radiologia Técnico — UNITEC RS — 2010 Bacharelado em Biomedicina – UNIRITTER – 2024 - 2028
Paulo Henrique Oliveira (Startei - BA)
Professor, Consultor e Empresário. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano; Especializado em Gestão de Marketing e Negócios. Graduação em Turismo e Hotelaria. Formação em Negócios de impacto social pelo ICE. Sócio-diretor da Startei que é um Hub de Inovação que ganhou reconhecimento 'Innovation Latam' como uma das empresas mais promissoras na América Latina em Inovação e ESG. É Game Designer com foco no desenvolvimento de jogos nas áreas de inovação e sustentabilidade. Um dos sete especialistas no Brasil do Sistema B - certificação internacional ESG. Criou a primeira incubadora de negócios sociais em Salvador. Diretor geral do projeto 80 se Raul Seixas. Co-gestao do Selo de Sustentabilidade do Carnaval de Salvador. Colaborou com o Comitê de Mudança Climática e Turismo da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS). Vencedor do Prêmio Nacional (3º) e Regional (1º) de Educação Empreendedora do SEBRAE. Vencedor do Prêmio Melhor Dissertação de Mestrado no Congresso da Pobreza com tema de negócios comunitários. Ganhou Prêmio Royal Holiday Club de melhor consultor de vendas entre 2011 e 2014 (1º e 3º lugar). Em 2020, ganhou reconhecimento nacional do BIDLAB e outras instituições com o Prêmio Boas Práticas na Academia com o Programa MAE de desenvolvimento do empreendedorismo feminino comunitário. Escritor já tendo lançado 02 livros: "Turismo: reflexões sobre a dimensão rural" e “Séries Expedições em turismo”.


Pedro Augusto Alves (FIOCRUZ- MG)
Dr. Pedro é graduado em Farmácia pela UFMG e doutor em Ciências Biológicas - Microbiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Atualmente faz parte da equipe de pesquisadores do Instituto René Rachou/Fiocruz Minas. Fundador e coordenador do Laboratório de Diagnóstico e Vigilância de Vírus Emergentes e Outros Patógenos (VigiLab) do Instituto René Rachou. É coordenador de área de Virologia da SBM e da Virologia Humana da SBV
Thiago Barros Murari (Universidade SENAI CIMATEC- BA)
Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Industrial. Coordenador Adjunto do Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia em Indústria 4.0 do estado da Bahia. Pesquisador na área de Inteligência Artificial, inovação industrial e sistemas complexos.

