© 2023 por Website de Conferências. Orgulhosamente feito com Wix.com

Saiba mais sobre os Palestrantes do II ENEIS...

Amarylis Manole (Manole - SP)

Formada em Comunicação Social, especializada em publicação, tecnologia, conteúdo, comércio eletrônico, marketing digital, estratégia, conselheira, negócios e RH. No início da carreira, lançou um site de comércio eletrônico para vendas de livros. Atualmente, existem mais de 300.000 clientes ativos para o conteúdo de e-learning da STM, especialmente na área de Ciências da Saú. É CEO da Manole. Nos últimos três anos, estudou negócios, inovação, transformação, estratégia e liderança na escola de Harvard Bussiness. 

Também esteve na Universidade de singularidade (2017).

Atualmente se dedica a estudar a tecnologia exponencial.

Bruno Rosa (Encantadores de Pacientes - BA)

Dentista graduado pela EBMSP, especialista em Periodontia e em Implantodontia pela ABO, mestre em Clínica Odontológica pela EBMSP e possui MBA em Gestão e Marketing em Saúde pelo Instituto Caproni. É CEO dos Encantadores de Pacientes e também atua como consultor de carreira em saúde, conselheiro do SICOOB Credmed, coaching de Carreira, consultor de qualidade de atendimento de várias empresas do Brasil e palestrante profissional. Ao longo dos anos se tornou sócio de algumas clínicas da área da saúde. Depois de se especializar em marketing e gestão na área da saúde, se tornou uma das maiores referências dessa área, realizando nos últimos anos cursos de norte a Sul do Brasil e exterior. Sua metodologia na abordagem do marketing, o fez responsável por consultorias em hospitais, laboratórios, clínicas privadas e instituições públicas com resultados impressionantes. Com uma metodologia de marketing de resultado com credibilidade e ética, já faz trabalhos também na área da educação e em bancos e cooperativa de crédito.

Camila Oliveira (SENAI CIMATEC - BA)

Graduada em Processos Gerenciais e especialista em Gestão de Projetos pela faculdade de Tecnologia Senai CIMATEC . Participou da equipe de implantação do Escritorio de Projetos do Senai CIMATEC e atua há 7 anos como consultora de projetos sendo responsável pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos da instituição além de possuir uma carteira de projetos de PD&I sob sua gestão . Possui experiência em desenvolvimento de metodologias, MS Project, PM CANVAS, metodologias ágeis e gestão de riscos.

Diego Menezes (Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE)

Doutor em Biotecnologia em Saúde e em Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente, exerce o cargo de Presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), onde também atua como Coordenador do Conselho Administrativo da Incubadora de Empresas ITEC. Responsável institucional por projetos fomentados por: FINEP/MCTI, BNB, PETROBRAS, FUNASA, FAPITEC, CNPQ, EMBRAPA e PETROGAL. Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa & Inovação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP-FBDC) até 2016. Idealizador e fundador do Núcleo de Biotecnologia, Bioprospecção e Propriedade Intelectual (NBBio). Ademais, é Membro Consultor de Agências de Fomento (CNPq, FAPITEC, FAPESB, FAPERO e FUNADESP). É membro Titular do Conselho Administrativo do SergipeTec e Membro do Conselho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe - SEDETEC. Docente dos programas de Mestrado/Doutorado: (a)- Medicina e Saúde Humana (PgMSH); (b)- Tecnologias em Saúde (PgTecS) e (c)- Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFINIT-REDE). Pesquisador colaborador da FIOCRUZ, UFBa, UNEB, IFBa e UFRB.

Eduardo Alvarez (ProRadis - SP)

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia voltada para área de saúde e atuação ampla no desenvolvimento de novos modelos de negócio e produtos inovadores focados em simplificar os processos operacionais de clínicas e centros de diagnóstico, melhorar a comunicação entre equipamentos e sistemas, otimizar as relações entre médicos e pacientes e trazer benefícios para a população em geral;
Fundador e CEO da ProRadis e Fundador da bem.care, empresas com alto índice de crescimento em todo o país que desenvolvem soluções específicas para área de saúde. A ProRadis oferece um ERP completo para o controle operacional de clínicas, hospitais e centros de diagnóstico, incluindo gestão contábil, fiscal, financeira e de pacientes, além do gerenciamento de imagens, emissões de laudo, entrega de resultados e agendamento de consultas.  Forte background acadêmico. Bacharelado em Informática Biomédica e Mestrado na área de Ciências Médicas com ênfase em Processamento de Imagens pela Universidade de São Paulo, além de MBA em Marketing pela FGV. Produção e colaboração em uma série de artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais com foco nas áreas de Ciências Médicas, Radiologia e Informática Biomédica;

Erik Cavalcante - SP

Trabalhando no ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro desde 2000, teve o prazer de fundar e vender um empreendimento de base tecnológica, no qual, em mais de 11 anos, passou por todas as fases de evolução de uma empresa. Desde então, incentiva e participa de programas nacionais e internacionais de apoio ao empreendedorismo. Nos últimos 7 anos, atuou como gestor de portfólio da Vox Capital, gestora brasileira de investimento de impacto social, participando do investimento e desenvolvimento de mais de 22 startups dos setores de saúde, educação e serviços financeiros. Erik é formado em Engenharia Elétrica pela EE-UFMG com Educação Executiva no Babson College.

Flávio Barbosa (CIAware - SP)

Presidente da People Health Tecnologia Ltda - A plataforma universal de saúde. Presidente do Centro de Informatizações e Análises - CIAware. Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Cientista da computação, arquiteto de software e pesquisador/consultor de informática em saúde nos eixos de assistência, pesquisa e ensino.

Felipe Fagundes Soares (Ministério da Saúde - DF)

Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo com concentração em epidemiologia, mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, com ênfase em planejamento, gestão e avaliação de sistemas de saúde e graduado em Odontologia pela mesma universidade. Trabalhou como gestor do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) entre 2014 a 2016. Desde 2017 atua como Coordenador Substituto da Coordenação de Ações Estratégicas em Pesquisa Clínica e Inovações do mesmo Departamento.

Juliana Saliba (Biotechtown - MG)

Pesquisadora e pós-doutora com experiência internacional, possui oito anos de atuação em pesquisa aplicada na área de saúde e Medical Device. Possui formação em Farmácia Industrial pela UFOP. É mestre e doutora, pela UFMG, na área de Farmácia com ênfase em Tecnologia Farmacêutica, pós-doutora nas áreas de Engenharia Metalúrgica e de Minas (UFMG) e médica (Institut National de la Recherche Médicale et de la Santé - INSERM, Paris). Desde 2013, atua no mercado na área de inovação, uso estratégico da propriedade intelectual e empreendedorismo. É consultora, mentora e palestrante em universidade e empresas sobre Empreendedorismo em Ciências da Vida. Possui mais de 10 publicações científicas, já mentorou mais de 200 startups em estágio inicial e contribuiu para a formação de quase 1000 empreendedores.

Katya Perazzo (SENAI CIMATEC - BA)

Profissional de engenharia especializada em inovação e empreendedorismo com formação multidisciplinar e experiência em inovação tecnológica, propriedade intelectual e suporte ao desenvolvimento de produtos e negócios inovadores. Doutoranda em Engenharia Industrial (UFBA), Mestre em Ciência e Tecnologia (UFBA) e Bacharel em Engenharia de Alimentos (UEFS). Atua como consultora principal de Educação para a plataforma de ensino em Empreendedorismo e Inovação do SENAI CIMATEC, promovendo a cultura de empreendedorismo e inovação na relação entre o ambiente acadêmico, ecossistema de startups e o parque industrial baiano. Apaixonada por processos de aprendizagem que transformam ideias em oportunidades e soluções para problemas reais. Educadora no Centro Universitário SENAI CIMATEC, desde 2015, lecionando disciplinas com foco em gestão e empreendedorismo: Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Gestão Estratégica de Negócios e Inovação e Inteligência Tecnológica.

Márcio Bósio (ABIMO - DF)

Formado em Ciências Contábeis, com especialização em Administração Pública. Foi coordenador financeiro e de orçamento na Prefeitura de Porto Alegre e secretário na Secretária da Fazenda de Porto Alegre e São Lourenço do Sul – RS. É diretor institucional da Associação Brasileira de Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), acompanhando as discussões da Política Industrial da Saúde, junto ao Governo Federal, e no Congresso Nacional. É diretor adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde da FIESP e participa das coordenações do Congresso de Inovação em Equipamentos e Materiais para Saúde e do Prêmio Inova Saúde da ABIMO.

Marta Menezes (BAHIANA - BA)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (1990) e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (1997). Pós-doutorado no Projeto Pro Ensino FCM- UNICAMP 2036/2010 com apoio FAPESB. Especialização em Educação para profissionais da área da Saúde pela UFC- FAIMER. Titular do Curso de Medicina e do Curso de Mestrado em Tecnologias em Saúde e Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, atuando com Coordenadora do Curso de Medicina de 2005 a 2012. Atualmente coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB).  Atua em cardiologia clínica. Tem experiência na área de Medicina Interna, com ênfase em cardiologia e educação em ensino na saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, risco cardiovascular, magnésio, valvulopatia reumática crônica e doença arterial coronariana.  Coordenadora de Grupo de Pesquisa no CNPq Pró-ensino na Saúde. 

Leticia Braga (Oncotag - MG)

Bióloga, doutora em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP, e mestre em Genética pela UFMG. Possui pós-doutorado em Saúde da Mulher, área de concentração em ginecologia oncológica pela Faculdade de Medicina da UFMG e ensaios pré-clínicos in vitro pela Fundação Ezequiel Dias. Atualmente, é pesquisadora visitante do Serviço de Biologia Celular da Funed, cofundadora e CEO da OncoTag e docente do Centro Universitário Izabela Hendrix.

Luiz Eduardo Ritt (BAHIANA / HCP - BA)

Graduado em Medicina UFBA, é cardiologista pelo Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), especializou-se em cardiologia do exercício/reabilitação cardiovascular com passagem na Universidade de Stanford, é doutor em cardiologia pela UNIFESP.  Professor da graduação e da pós graduação na EBMSP e Gestor de Treinamento e Pesquisa do Cárdio Pulmonar. No campo da pesquisa, participa de projetos multicêntricos com grupos nacionais e internacionais, como as Universidades de Duke e Stanford (EUA), com foco em medicina cardiovascular principalmente relacionada a métodos diagnósticos, exercício e prognóstico/tratamento em insuficiência cardíaca e doença arterial coronariana.

Em 2017 foi formalizada a parceria Bahiana-Cárdio Pulmonar com foco em desenvolver projetos conjuntos de pesquisa, além de formação profissional. Esta parceria permitiu que alunos da Bahiana possam desenvolver seus projetos de TCC, PIBIC (incluindo o recém criado PIBIC empresa), mestrado e doutorado. Os resultados já geram frutos, com publicações em congressos e revistas nacionais, internacionais. No âmbito associativo é o atual Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Regional Bahia e Diretor do Departamento de Ergometria e Reabilitação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Paulo Lopes (RUTE - DF)

Doutor em Ciências, pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2013); Mestre em Ciências em Reatores Nucleares de Potência e Tecnologia do Combustível Nuclear (1995). Engenheiro Eletrônico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (1988). Atualmente, está Especialista da Diretoria de Relacionamento Institucional, com foco em Saúde da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. Atua para a coordenação e inovação de Redes de Colaboração de Comunidades em Saúde: Rede Universitária de Telemedicina - RUTE e Plataforma Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - NUTRISSAN, etc. Participou em diversos comitês e grupos de trabalho em TIC em Saúde e é especialista do GT2 - Interoperabilidade de Sistemas e Dispositivos da Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnica - CEE-78/ABNT (atual vice-relator e lider da Força Tarefa nacional da norma ISO13131 sobre Qualidade de Serviços de Telessaúde) e da Pesquisa TIC Saúde no CETIC.br/CGI.br. Também é professor de disciplinas e orientador de TCC no Curso de Especialização em Informática em Saúde da Unifesp e Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Paulo Melo (Pickcells - PE)

Administrador de empresas, com MBA em Gestão Executiva Internacional. CEO da Pickcells, uma startup que automatiza exames de microscopia, na área de análises clínicas e patológicas, e que identifica padrões nesses exames e em exames de imagens, como tomografia, ressonância magnética e raio-X. É empreendedor social, mentor da Aliança Empreendedora, além de ex-gerente nacional de vendas de multinacionais da área farmacêutica, como a suíça Roche e a dinamarquesa LEO Pharma.

Atua como coach desde 2003.

Renato Sabbatini (BAHIANA/Edumed - BA/SP)

O Prof. Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini é graduado em Ciências Biomédicas (1968) e doutorado em Fisiologia e Biofísica (1977) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado pelo Instituto Max-Planck de Psiquiatria, Munique, Alemanha (1977-1979). Foi professor assistente doutor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (1972-1983) e professor livre-docente e associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1983-2003), onde foi também docente e pesquisador associado do Instituto de Biologia (Departamento de Fisiologia) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação (Departamento de Engenharia Biomédica). Fundador e diretor do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e coordenador da Área de Informática Médica e Bioestatística da FCM/UNICAMP (1983-2003). Fundador (1986) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (1988-1990). Atualmente é professor adjunto de informática em saúde na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Founding Fellow da International Academy of Health Sciences Informatics (2017-presente).

José Ricardo Muniz Ferreira (R-Crio-SP)

Cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), Especialista em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (1997), Mestre em Implantologia Oral pela Universidade do Grande Rio/RJ (2007) e Doutor em Ciência de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia/RJ (2015). Membro da Sociedade Internacional de Estudos com Células-Tronco (ISSCR); Membro da International Society for Cellular Therapy (ISCT), Membro da International Society for Ceramics in Medicine (ISCM), Fundador e diretor Presidente da Empresa R-Crio Criogenia S.A. Pesquisando engenharia de biomateriais, desenvolveu materiais para regeneração óssea. Nesse contexto, interessou-se nas aplicações de células-tronco na medicina regenerativa, o que o levou a idealizar a R-Crio - uma startup que isola, multiplica e criopreserva células-tronco da polpa dos dentes de leite.

Rodrigo Guimarães (Brasbiotec - BA)

É graduado em Biotecnologia pela UFBA direcionado para a área de microbiologia com ênfase na produção de compostos de origem microbiana e biorremediação. Possui experiência na prospecção e no desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de microalgas, tratamento de efluentes e gerenciamento de resíduos sólidos. Em 2017, se dedicou exclusivamente à Brasbiotec, atuando na área da microbiologia industrial (manutenção, requalificação e operação de unidades de produção), gestão e desenvolvimento de projetos e produtos (avaliação técnica e financeira, execução, monitoramento), e propriedade intelectual (escrita e revisão de patentes, transferência de tecnologia e prospecção). É o fundador da Brasbiotec, startup de biotecnologia voltada para a área da microbiologia industrial e meio ambiente.

Rubens Massaro (FANEM - SP)

Engenheiro civil com especialização em Engenharia Clínica.

Atuação de vinte e seis anos na área de medicina hospitalar como gerente de vendas na FANEM Ltda, onde, atualmente, ocupa o posto de superintendente comercial. A FANEM é uma empresa que lidera o mercado brasileiro de Neonatologia e é pioneira no lançamento de diversos produtos, como a primeira incubadora brasileira, o primeiro berço de calor radiante do Brasil, a primeira fototerapia microprocessada do mundo, entre muitas outras inovações que marcaram a história da neonatologia brasileira.

Thomas Buck (Rocket Aceleradora - BA)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFBA (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (1989) e doutorado em Informática - Universität Tübingen (1995). Em 2001 obteve o título de MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência como professor nas áreas de Ciência da Computação e nas Engenharias, tendo atuado em instituições públicas e privadas de ensino superior. Foi coordenador do curso de Engenharia da Computação além de coordenador da Agência de Inovação da Universidade Salvador (UNIFACS). De janeiro de 2015 a fevereiro de 2017 foi Superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI). É mentor associado à rede Mentores do Brasil e também do programa InovAtiva Brasil, do Governo Federal. Atualmente atua como consultor na área de empreendedorismo e inovação, além de ser sócio co-fundador da Rocket Aceleradora, que é parceira da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).

Valdir Gomes (SENAI CIMATEC - BA)

Mestrando em Gestão e Tecnologia Industrial, bacharel em Relações Internacionais e especialista em Políticas Públicas/Processos Legislativo. Possui mais de 10 anos de experiência profissional no setor de saúde, tendo atuado como Assessor de Relações Internacionais e Relações Governamentais em hospitais, secretarias de saúde e no próprio Ministério da Saúde, onde era o responsável pela articulação com fóruns e instituições internacionais. Durante sua passagem pelo Ministério, se dedicou às articulações relacionadas ao desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, onde, trabalhou também na formulação de instrumentos de política pública destinadas a consolidação da produção nacional de insumos estratégicos para o SUS. Atualmente desempenha a função de Gestor de Novos Negócios no Instituto de Tecnologias da Saúde do SENAI CIMATEC, sendo responsável pela aproximação da instituição com a indústria do setor saúde e pela articulação junto a órgãos governamentais e parceiros internacionais.