top of page
bahiana-banner-site-3-eneis.jpg

Saiba mais sobre os Palestrantes do III ENEIS

Alzir Antônio Mahl (Bahia Farma - BA)

Doutor em Difusão do Conhecimento, pela UFBA (2016), e mestre em Economia, pela UFBA (2003). Tem Especialização em Economia de Empresas (2000) e graduação em Ciências Econômicas, pela UNIOESTE - Campus de Toledo/PR (1998). Foi responsável pela Coordenação de Apoio à Competitividade Empresarial (2007-2019) e coordenador de Inovação (2019-2022) na Diretoria de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB (2007-2022). Atualmente, é CEO da GetIN Aceleradora – Gestão Empresarial, Tecnologia e Inovação Ltda. (set/2022). Com experiência em Economia, Economia da Inovação e do Conhecimento, Tecnologia e Inovação, Gestão da Inovação, Planejamento Estratégico, Estratégia de Empresas, Empreendedorismo, Captação de Recursos para Projetos

ALZIR MAHL_ Foto_edited.jpg
ARTHUR LIMA_ Foto_edited.jpg

Arthur Igor Cruz Lima (AFROSAÚDE - BA)

Dentista (EBMSP), especialista em Saúde da Família (FESF-SUS), mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA) e doutorando em Medicina e Saúde (UFBA). Pesquisador nas áreas de saúde da população negra, saúde do trabalhador e qualidade de vida. Fundador e diretor-executivo da AfroSaúde, startup que cria soluções com objetivos sociais e organizacionais com atenção especial à população negra, sendo responsável pelos programas de Saúde Mental e ESG realizados no setor corporativo e terceiro setor.

Bruna Machado (SENAI CIMATEC - BA)

Possui graduação em Farmácia (2009), Especialização em Análises Clínicas e Saúde Pública (2010) e Mestrado em Ciências (2011), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado em Biotecnologia (2015), pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pós-doutorado (2019) na área de adjuvantes e produção de proteínas para vacinas, pelo Infectious Disease Research Institute (IDRI - Seattle, EUA) e Fellow em Vaccinology (2023), pelo International Vaccine Institute (IVI - Seul, Coreia do Sul). Atualmente, é vice-coordenadora do PPG Stricto Sensu MCTI. Além disso, colabora com o programa Stricto Sensu PGAli da UFBA coorientando alunos, preside a equipe de Comissão de Pesquisa do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia e participa do Comitê em Pesquisa Clínica. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do CIMATEC, da Câmara de Ciências Médicas e da Saúde (Fapesb), da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção e da Rede BioMol do SENAI Nacional. É Presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do CIMATEC e vice-coordenadora do Programa Plataforma Aberta CIMATEC Nano da rede SisNANO. Já orientou mais de 140 alunos mestrado, doutorado, IC e IT e bolsistas de nível tecnológico (DT), dentre eles 70 mulheres..

Bruna Machado_Foto_edited.jpg
CAMILA LOPES_Foto.jpg

Camila Lopes (INPI - BA)

Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Já atuou como docente de ensino superior em cursos de Engenharia e, desde 2017, atua como servidora pública federal no cargo de pesquisadora em Propriedade Industrial no INPI, examina pedidos de patentes e recursos na área de telecomunicações e processamento de sinais. Além disso, atualmente está alocada na unidade regional do INPI em Salvador/Bahia realizando, além do exame de pedidos de patentes, palestras e atividades de disseminação do conhecimento em Propriedade Industrial

Carolina Barreto Braga (EBMSP - BA)

Professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Presidente, sócia-fundadora, diretora-executiva da Pontos Diversos – Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental, pesquisadora em metodologias de educação, com mais de 20 anos de experiência em projetos de inclusão social, impacto ambiental e governança intersetorial. Especialista em gestão e elaboração de projetos sociais e metodologias de educação em Direitos Humanos. Escritora e curadora de conteúdo do Clube da Diversidade e uma investidora em ações para um mundo melhor

CAROLINA BRAGA_ Foto.png
CAROLINE BRUNETTO_ Foto.jpeg

Caroline Brunetto de Farias (Ziel Biosciences - RS/SP)

Bióloga, mestre e doutora em Biologia Celular e Molecular. É professora no Programa de Pós-Graduação Saúde Materno-Infantil (UFRJ) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (UFRGS). É fundadora da Ziel Biosciences e membro do Comitê Gestor do INCT BioOncoPed. Recebeu prêmios, como Mulheres Inovadoras 2020 e Young Innovator Prize 2022. Possui mais de 50 artigos em revistas científicas e 18 pedidos de patentes na área de biotecnologia e saúde

Cezar Menezes Almeida (ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos)

Especialista em Liderança, é economista com Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Atualmente, é Head da Yevo, startup que é uma plataforma de Gestão de Desempenho. Também é professor de cursos de MBA e vem atuando em projetos de desenvolvimento de líderes e de experiência do cliente em importantes e influentes organizações do país. É investidor-anjo e membro do board das startups QR Point e MyCond.

CEZAR ALMEIDA_ Foto.jpeg
CLARISSA GURGEL_ Foto_edited_edited.jpg

Clarissa Araújo Gurgel Rocha - (FIOCRUZ - BA)

Atua como professora (UFBA) e pesquisadora (FIOCRUZ e Instituto D'OR), promovendo a cultura da inovação e do empreendedorismo científico por meio de projetos de pesquisas em Oncologia. Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação de Excelência em Patologia Humana (UFBA/FIOCRUZ, Nota 6, CAPES). Idealizadora do projeto REPO3D, que visa integrar os dados omics, modelos de estudo translacionais e reposicionamento de fármacos para o tratamento de tumores, com o incentivo do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON (Ministério da Saúde) e patrocínio das empresas Vale S.A, Engie Brasil e B3 Social. Atua como International Advanced Fellow da Academy of Medical Science (Reino Unido) e lidera projetos em parceria com a University of Sheffield (Reino Unido), Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Helsinque (Finlândia). Acima de tudo, é mãe de Caio e Camila que a motivam-na a seguir fazendo a diferença no campo da saúde.

 Deborah Bittencourt Mothé Fraga (FIOCRUZ - BA)

Possui graduação em Medicina Veterinária, pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestrado em Zootecnia, pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Atualmente, é pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Gonçalo Moniz/Fundação Oswaldo Cruz /BA e professora associada de Epidemiologia da Universidade Federal da Bahia. Na pós-graduação, é coordenadora e professora permanente do PgBSMI (IGM/Fundação Oswaldo Cruz /BA) e professora permanente no PGPAT (UFBA) e PGPCT (IGM/Fundação Oswaldo Cruz /BA). Tem experiência nas áreas de epidemiologia, biotecnologia e parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico, leishmaniose visceral e tegumentar, zoonoses e estudos epidemiológicos.

DEBORA MOTHÉ_Foto.jfif
FERNANDO CARVALHO _Foto.docx.jpg

Fernando Luís de Queiroz Carvalho (UNEB - BA)

Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado e Doutorado em Patologia, pela FIOCRUZ/UFBA. É professor titular pleno de Farmacologia do Departamento de Ciências da Vida – DCV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, professor do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC-DEDC-UNEB, professor do Doutorado em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas – PIOS-UFBA, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Tecnologias – EDUSAUT-UNEB e pesquisador 1-A da Agência UNEB de inovação. Tem experiência nas áreas de farmacologia, fisiologia, educação em Saúde e Processos Inovadores. Dentre as investigações científicas desenvolvidas e, em andamento, podem ser citados estudos na interface educação, saúde e tecnologias e trabalhos em Farmacologia Clínica. Os resultados obtidos vêm ampliando o conhecimento sobre a relação educação e saúde, com vistas ao desenvolvimento e aplicação de produtos inovadores nestas áreas do conhecimento.

Graciela Conceição Pignatari Simões Alves (TISMO Biotech - SP)

Bióloga com Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular, pela UNIFESP. Atuação profissional em laboratório de pesquisa nas áreas de biologia celular e molecular, células-tronco, terapia celular e modelagem de doenças. Em 2011, iniciou um novo projeto de pós-doutoramento com bolsa da FAPESP e ênfase em Terapia Celular, utilizando células-tronco de saco vitelino para o tratamento de linfedema murino induzido, o qual foi concluído em 2014. Ainda em 2014, participou da criação da ONG "Projeto A Fada do Dente", primeira ONG de pesquisa científica de autismo no Brasil. Tem pós-doutorado no projeto intitulado Constituição de um Banco Nacional de Células-Tronco de Pluripotência Induzida Paciente-Específico (Autismo e Síndrome de Rett). Foi professora de Metodologia do Trabalho Científico no curso de Especialização em Implantodontia na Universidade Cruzeiro do Sul e na APCD. É professora no curso de Medicina da Unisa, cofundadora da Tismoo e coordenadora de cursos na Gradual.

GRACIELA PIGNATARI_Foto.jpeg
JOÃO PAULO SIMPLICIO_Foto.jpeg

João Paulo Simplício (EBMSP - BA)

Doutor em Difusão do Conhecimento - Programa DMMDC/UFBA (2023), mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (2012). Possui Especialização em Sistemas da Informação com Ênfase em Banco de Dados, pela Faculdade Ruy Barbosa (2008). É bacharel em Informática, pela Universidade Católica do Salvador (2005) e analista de sistemas da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. Atua como professor assistente na área de empreendedorismo da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública desde 2022.

Leonardo Bia (ROCHE -  SP)

Executivo com ampla experiência (20 anos) na indústria farmacêutica. Dedicado à transformação dos ecossistemas de saúde (sistemas públicos, pagadores privados, soluções baseadas em valor, parcerias, soluções digitais disruptivas), a fim de proporcionar mais acesso aos cuidados de saúde. Forte experiência comercial, com histórico comprovado de entrega consistente de resultados e apaixonado por como o acesso disruptivo e as políticas públicas podem mudar o ecossistema de saúde. Entusiasta da Transformação Digital com o objetivo de criar soluções relevantes e que gerem impacto real e sustentável na vida das pessoas. Possui fortes habilidades de liderança, desenvolvidas na gestão de equipes multifuncionais e multinacionais.

LEONARDO BIA_Foto.jfif
MARCELO VASCONCELLOS_ Foto.jpg

Marcelo Simão de Vasconcellos (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde - FIOCRUZ  - RJ)

Possui Doutorado em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Mestrado em Artes Visuais e graduação em Desenho Industrial, pela Escola de Belas Artes (UFRJ). É um dos autores do livro “O Jogo como Prática de Saúde”, publicado pela Editora Fiocruz. Foi pesquisador visitante na Universidade de Utrecht (2012) e na Breda University of Applied Sciences — BUAS (2019). É servidor no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fundação Oswaldo Cruz, onde atua também como professor no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Conduz pesquisa e desenvolvimento nas áreas de jogos sérios, jogos de saúde, divulgação científica e pesquisa translacional.

Marco Aurélio de Carvalho Nascimento (FIOCRUZ - RJ)

Graduado em Desenho Industrial, pela ESDI/UERJ, tem Mestrado em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, pela UFRJ, é analista-técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde e secretário executivo do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antônio Ivo de Carvalho.

MARCO NASCIMENTO_ Foto.png
JOANA DAMÁSIO_ Foto.png

Maria Joana Damásio Passos (ABRAÇO A MICROCEFALIA - BA)

É graduada em Turismo, MBA em Marketing, empreendedora social, gestora e presidente da OSC Abraço a Microcefalia. Mãe de duas meninas, ajudou a fundar a instituição após diagnóstico de microcefalia da filha caçula, à época da epidemia do zika vírus no Brasil. Desde então, acompanha crianças que foram vítimas da crise sanitária acolhendo suas famílias, que congregam mais de 330 associados, cuidando da gestão, captação de recursos e fazendo intermediação com órgãos públicos e empresas. Ganhadora dos prêmios Barra Mulher 2020 e Comenda 2 de Julho 2022, realiza palestras sobre maternidade atípica e inclusão de crianças com deficiência.

Milena Botelho Pereira Soares (FIOCRUZ - BA)

Possui graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Imunologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Harvard University. É pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz/BA e professora titular do Instituto Tecnológico em Saúde do SENAI/CIMATEC. É sócia-fundadora, ex-presidente da Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica e membro da Câmara de Assessoramento Técnico da ANVISA na área de terapias avançadas. Sócia e atual vice-presidente regional da International Society for Cell and Gene Therapy, também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências da Bahia, do Conselho Técnico Científico do Instituto Evandro Chagas e pesquisadora 1A do CNPq. Tem experiência nas áreas de imunologia, farmacologia e medicina regenerativa.

MILENA BOTELHO_Foto.jpg
PATRICIA DAMASCENO_ Foto.jpeg

Patrícia Kauanna Fonseca Damasceno (SENAI CIMATEC - BA)

Farmacêutica clínica industrial, realizou graduação (2014) e mestrado (2017) na Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui Especialização em Oncologia (2021) e Doutorado em Patologia Humana e Experimental, pela FIOCRUZ-BA/UFBA (2022), onde desenvolveu uma terapia celular anticâncer a partir de células-tronco mesenquimais modificadas para expressar fatores imunogênicos. Atualmente, integra a equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação da instituição do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS) do SENAI/CIMATEC, executando projetos na área de terapias avançadas com células-tronco mesenquimais, vesículas extracelulares e validação de processos em boas práticas de fabricação e salas limpas.

Paulo Henrique Oliveira Silva (Startei - BA)

Sócio do Hub de Inovação STARTEI, que tem selo internacional de impacto relevante na América Latina. Especialista do Certificação Internacional ESG. Professor, consultor e empresário. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano; especializado nas áreas de inovação, ESG, empreendedorismo, startup e graduado em Turismo e Hotelaria. Tem formação em Negócios de Impacto Social e Gameficação. Criou a primeira incubadora de negócios sociais em Salvador. Atuou como mentor e coordenador de programas de aceleração em diversos segmentos.

PAULO HENRIQUE OLIVEIRA_ Foto.jfif
PAULO JUIZ_ Foto.jpg

 Paulo José Lima Juiz (UFRB - BA)

Possui Pós-Doutorado em Farmácia (UFBA), Doutorado em Biotecnologia (UEFS) com Doutorado Sanduíche, pela Università Degli Studi di Ferrara – Itália, Mestrado em Imunologia (UFBA), Especialização em Biologia Molecular aplicada à Medicina Forense (UNEB) e Especialização em Microbiologia (UFBA). Atualmente, é docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – Ponto Focal UFRB e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Desenvolve trabalhos de pesquisa com atividades biológicas de produtos naturais.

Pedro Vieira Santana Netto (Hospital Israelita Albert Einstein - SP)

Médico e empreendedor, apaixonado por tecnologia e inovação. Investidor-anjo profissional, sendo líder de Heathtech da Gavea Angels e Hangar 8 Capital e EquityRio e membro do Conselho Diretor de Empresas de Saúde. Head da “Plataforma Nacional de Inteligência Artificial para Imagens Médicas do SUS”, um hub que conecta Startups, Hospitais e Universidades (Hospital Albert Einstein / PROADI-SUS). É membro do Comitê de Transformação Digital do Hospital Albert Einstein, onde lidera projetos relacionados à experiência do paciente e algoritmos de suporte à decisão.

PEDRO VIEIRA_ Foto.JPG
RODRIGO GUIMARÃES_ FOTO.jpeg

Rodrigo Guimarães (EBMSP - BA)

É graduado em Biotecnologia, pela UFBA, mestre em Engenharia Industrial e doutorando no Programa de Engenharia Industrial. Atua no desenvolvimento de um sistema contínuo de produção de biomassa de microalgas e um processo de biorrefinaria para a geração de produtos comerciais para a indústria farmacêutica, de alimentos e biocombustíveis. Atualmente, é professor de Empreendedorismo na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, onde também atua em projetos de pesquisa na área de bioprospecção de moléculas com potencial farmacológico e como diretor de Operações na MKM Biotech, atuando com a prospecção e desenvolvimento de startups e tecnologias no setor farmacêutico.

Valdir Gomes (SENAI CIMATEC - BA)

Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial, bacharel em Relações Internacionais e especialista em Políticas Públicas/Processos Legislativo. Possui mais de 10 anos de experiência profissional no setor de saúde, tendo atuado como assessor de Relações Internacionais e Relações Governamentais em hospitais, secretarias de saúde e no próprio Ministério da Saúde, onde era o responsável pela articulação com fóruns e instituições internacionais. Durante a sua passagem pelo Ministério, dedicou-se às articulações relacionadas ao desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, onde trabalhou também na formulação de instrumentos de política pública destinados à consolidação da produção nacional de insumos estratégicos para o SUS. Atualmente, desempenha a função de gestor de Novos Negócios no Instituto de Tecnologias da Saúde do SENAI CIMATEC, sendo responsável pela aproximação da instituição com a indústria do setor de saúde e pela articulação junto a órgãos governamentais e parceiros internacionais.

Valdir Gomes.png
VIVIANE ALMEIDA_Foto.jpeg

Viviane Almeida (INPI- - BA)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Conforto Ambiental e Sustentabilidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ/FAU/UFRJ. É pesquisadora em Propriedade Industrial – Arquitetura, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e, atualmente, chefia a Seção de Difusão Regional do INPI na Bahia. Atuou como examinadora de patentes, na Divisão de Tecnologia em Embalagens durante 12 anos, ocupando a chefia por 3 anos. Tem experiência na área de PI – patentes e em projeto de arquitetura, conforto ambiental e eficiência energética, retrofit de bens tombados/preservados, tendo trabalhado como arquiteta no INPI, no PROCEL EDIFICA/ELETROBRÁS e no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás – CEPEL, entre outros.

bottom of page