© 2023 por Website de Conferências. Orgulhosamente feito com Wix.com

Saiba mais sobre os Palestrantes do II ENEIS...

Alexandre Santos (Strike Games - BA)

É CEO da Strike Games, empresa que desenvolve jogos e gincanas culturais. Atua no mercado como desenvolvedor de games desde 2007, já  desenvolveu jogos digitais e analógicos. Também tem experiência como game designer, planejando pelo menos 6 jogos. Também atua com capacitação de professores para criação de jogos não  digitais e uso games e tecnologias em sala de aula. 

Camila Oliveira (SENAI CIMATEC - BA)

Graduada em Processos Gerenciais e especialista em Gestão de Projetos pela faculdade de Tecnologia Senai CIMATEC . Participou da equipe de implantação do Escritorio de Projetos do Senai CIMATEC e atua há 7 anos como consultora de projetos sendo responsável pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos da instituição além de possuir uma carteira de projetos de PD&I sob sua gestão . Possui experiência em desenvolvimento de metodologias, MS Project, PM CANVAS, metodologias ágeis e gestão de riscos.

Erik Cavalcante - SP

Trabalhando no ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro desde 2000, teve o prazer de fundar e vender um empreendimento de base tecnológica, no qual, em mais de 11 anos, passou por todas as fases de evolução de uma empresa. Desde então, incentiva e participa de programas nacionais e internacionais de apoio ao empreendedorismo. Nos últimos 7 anos, atuou como gestor de portfólio da Vox Capital, gestora brasileira de investimento de impacto social, participando do investimento e desenvolvimento de mais de 22 startups dos setores de saúde, educação e serviços financeiros. Erik é formado em Engenharia Elétrica pela EE-UFMG com Educação Executiva no Babson College.

Felipe Fagundes Soares (Ministério da Saúde - DF)

Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo com concentração em epidemiologia, mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, com ênfase em planejamento, gestão e avaliação de sistemas de saúde e graduado em Odontologia pela mesma universidade. Trabalhou como gestor do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS) entre 2014 a 2016. Desde 2017 atua como Coordenador Substituto da Coordenação de Ações Estratégicas em Pesquisa Clínica e Inovações do mesmo Departamento.

Juliana Saliba (Biotechtown - MG)

Pesquisadora e pós-doutora com experiência internacional, possui oito anos de atuação em pesquisa aplicada na área de saúde e Medical Device. Possui formação em Farmácia Industrial pela UFOP. É mestre e doutora, pela UFMG, na área de Farmácia com ênfase em Tecnologia Farmacêutica, pós-doutora nas áreas de Engenharia Metalúrgica e de Minas (UFMG) e médica (Institut National de la Recherche Médicale et de la Santé - INSERM, Paris). Desde 2013, atua no mercado na área de inovação, uso estratégico da propriedade intelectual e empreendedorismo. É consultora, mentora e palestrante em universidade e empresas sobre Empreendedorismo em Ciências da Vida. Possui mais de 10 publicações científicas, já mentorou mais de 200 startups em estágio inicial e contribuiu para a formação de quase 1000 empreendedores.

Leticia Braga (Oncotag - MG)

Bióloga, doutora em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP, e mestre em Genética pela UFMG. Possui pós-doutorado em Saúde da Mulher, área de concentração em ginecologia oncológica pela Faculdade de Medicina da UFMG e ensaios pré-clínicos in vitro pela Fundação Ezequiel Dias. Atualmente, é pesquisadora visitante do Serviço de Biologia Celular da Funed, cofundadora e CEO da OncoTag e docente do Centro Universitário Izabela Hendrix.

Luiz Roberto Oliveira (UFC - CE)

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com Residência no Instituto Nacional de Câncer (INCa/RJ) e Especialização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Especialista em Educação para as Profissões de Saúde, Área de Conhecimento: Multidisciplinar, pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Especialista em Informática em Saúde pela UNIFESP (2019). Mestre e Doutor em Medicina, pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), respectivamente. Professor Associado IV do Departamento de Cirurgia da UFC. Coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC). Coordena o Núcleo Técnico Científico do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), do Ministério da Saúde, no Ceará. Editor Chefe da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais - RESDITE. Membro da Comissão de Informática em Saúde da Associação Médica Brasileira.

Márcio Bósio (ABIMO - DF)

Formado em Ciências Contábeis, com especialização em Administração Pública. Foi coordenador financeiro e de orçamento na Prefeitura de Porto Alegre e secretário na Secretária da Fazenda de Porto Alegre e São Lourenço do Sul – RS. É diretor institucional da Associação Brasileira de Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), acompanhando as discussões da Política Industrial da Saúde, junto ao Governo Federal, e no Congresso Nacional. É diretor adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde da FIESP e participa das coordenações do Congresso de Inovação em Equipamentos e Materiais para Saúde e do Prêmio Inova Saúde da ABIMO.

Paulo Lopes (RUTE - DF)

Doutor em Ciências, pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2013); Mestre em Ciências em Reatores Nucleares de Potência e Tecnologia do Combustível Nuclear (1995). Engenheiro Eletrônico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (1988). Atualmente, está Especialista da Diretoria de Relacionamento Institucional, com foco em Saúde da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. Atua para a coordenação e inovação de Redes de Colaboração de Comunidades em Saúde: Rede Universitária de Telemedicina - RUTE e Plataforma Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - NUTRISSAN, etc. Participou em diversos comitês e grupos de trabalho em TIC em Saúde e é especialista do GT2 - Interoperabilidade de Sistemas e Dispositivos da Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnica - CEE-78/ABNT (atual vice-relator e lider da Força Tarefa nacional da norma ISO13131 sobre Qualidade de Serviços de Telessaúde) e da Pesquisa TIC Saúde no CETIC.br/CGI.br. Também é professor de disciplinas e orientador de TCC no Curso de Especialização em Informática em Saúde da Unifesp e Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Paulo Melo (Pickcells - PE)

Administrador de empresas, com MBA em Gestão Executiva Internacional. CEO da Pickcells, uma startup que automatiza exames de microscopia, na área de análises clínicas e patológicas, e que identifica padrões nesses exames e em exames de imagens, como tomografia, ressonância magnética e raio-X. É empreendedor social, mentor da Aliança Empreendedora, além de ex-gerente nacional de vendas de multinacionais da área farmacêutica, como a suíça Roche e a dinamarquesa LEO Pharma.

Atua como coach desde 2003.

Rodrigo Guimarães (Brasbiotec - BA)

É graduado em Biotecnologia pela UFBA direcionado para a área de microbiologia com ênfase na produção de compostos de origem microbiana e biorremediação. Possui experiência na prospecção e no desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de microalgas, tratamento de efluentes e gerenciamento de resíduos sólidos. Em 2017, se dedicou exclusivamente à Brasbiotec, atuando na área da microbiologia industrial (manutenção, requalificação e operação de unidades de produção), gestão e desenvolvimento de projetos e produtos (avaliação técnica e financeira, execução, monitoramento), e propriedade intelectual (escrita e revisão de patentes, transferência de tecnologia e prospecção). É o fundador da Brasbiotec, startup de biotecnologia voltada para a área da microbiologia industrial e meio ambiente.

Rubens Massaro (FANEM - SP)

Engenheiro civil com especialização em Engenharia Clínica.

Atuação de vinte e seis anos na área de medicina hospitalar como gerente de vendas na FANEM Ltda, onde, atualmente, ocupa o posto de superintendente comercial. A FANEM é uma empresa que lidera o mercado brasileiro de Neonatologia e é pioneira no lançamento de diversos produtos, como a primeira incubadora brasileira, o primeiro berço de calor radiante do Brasil, a primeira fototerapia microprocessada do mundo, entre muitas outras inovações que marcaram a história da neonatologia brasileira.

Thomas Buck (Rocket Aceleradora - BA)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFBA (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (1989) e doutorado em Informática - Universität Tübingen (1995). Em 2001 obteve o título de MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência como professor nas áreas de Ciência da Computação e nas Engenharias, tendo atuado em instituições públicas e privadas de ensino superior. Foi coordenador do curso de Engenharia da Computação além de coordenador da Agência de Inovação da Universidade Salvador (UNIFACS). De janeiro de 2015 a fevereiro de 2017 foi Superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI). É mentor associado à rede Mentores do Brasil e também do programa InovAtiva Brasil, do Governo Federal. Atualmente atua como consultor na área de empreendedorismo e inovação, além de ser sócio co-fundador da Rocket Aceleradora, que é parceira da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).

Valdir Gomes (SENAI CIMATEC - BA)

Mestrando em Gestão e Tecnologia Industrial, bacharel em Relações Internacionais e especialista em Políticas Públicas/Processos Legislativo. Possui mais de 10 anos de experiência profissional no setor de saúde, tendo atuado como Assessor de Relações Internacionais e Relações Governamentais em hospitais, secretarias de saúde e no próprio Ministério da Saúde, onde era o responsável pela articulação com fóruns e instituições internacionais. Durante sua passagem pelo Ministério, se dedicou às articulações relacionadas ao desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, onde, trabalhou também na formulação de instrumentos de política pública destinadas a consolidação da produção nacional de insumos estratégicos para o SUS. Atualmente desempenha a função de Gestor de Novos Negócios no Instituto de Tecnologias da Saúde do SENAI CIMATEC, sendo responsável pela aproximação da instituição com a indústria do setor saúde e pela articulação junto a órgãos governamentais e parceiros internacionais.